População de Jaru vem sofrendo com as constantes queimadas urbanas

Compartilhe:

A população do município de Jaru vem sofrendo com as queimadas urbanas que vem acontecendo nos últimos meses. O período de estiagem deixa a vegetação seca e aumenta o risco de um pequeno fogo em vegetação ou lixo se transformar em uma grande queimada, como vem acontecendo diariamente em Jaru.

O Corpo de Bombeiros em Jaru tem sido acionado diariamente para atender incêndios em vegetação, principalmente nos loteamentos. Nesta segunda-feira (10), por exemplo, o fogo destruiu boa parte da vegetação numa propriedade rural, que devido ao clima seco e ao vento, se espalhou rapidamente e chegou ao Residencial Cidade Alta, oferendo risco de incêndio em algumas residências.

A equipe de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros trabalhou arduamente desde a tarde até boa parte da noite para impedir que as chamas atingissem algumas casas naquele residencial.

A prática de queimadas em áreas urbanas ou rurais é crime, com pagamento de multa e até pena de prisão, que pode ser convertida em trabalho comunitário. Quem provoca queimadas pode ser punido de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998.

Fazer queimada pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, assim como a redução da cobertura vegetal, diminuição da fertilidade do solo e comprometimento da qualidade do ar e, consequentemente, da saúde humana, provocando assim vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias.

Sendo assim as queimadas não devem ser uma preocupação somente dos órgãos ambientais fiscalizadores, mas também de toda a sociedade, através da integração das ações, para ampliarmos a conscientização de todos com relação aos prejuízos causados pelas queimadas e incêndios florestais, no que tange à saúde da população e os prejuízos ao meio ambiente.

Fonte: Anoticiamais

Autor: Flávio Afonso

Compartilhe:







Comentar

 

 

  A Notícia Mais
 
 Notícias de Jaru e Região
 em Tempo Real!

 
  Rua Rio Grande do Norte
  Setor 02
  Centro - Jaru / Rondônia
  CEP 76890-000
 

 

Contatos

(69) 9238 - 2808

flaviofolha@hotmail



 
 Todos os direitos reservados
 Proibido a reproducao total ou parcial do conteudo
 deste site sem autorizacao dos idealizadores.
 
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas