Presidente da Subseção de Jaru renuncia ao cargo e deixa um grande legado

Compartilhe:

O presidente da Subseção de Jaru da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Indiano Pedroso, enviou ao presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, uma carta de renúncia ao cargo, onde fala sobre sua trajetória profissional e os novos projetos que pretende desenvolver em prol da sociedade rondoniense e pelo Brasil em 2018.

Indiano irá concorrer a um cargo político no pleito eleitoral deste ano, e por ser uma ação incompatível com o cargo que ocupa na OAB/RO, irá se afastar para dedicar-se exclusivamente ao novo projeto.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, elogia a conduta de Indiano enquanto presidente da Subseção e deseja sucesso em sua nova caminhada. “Agradeço ao Indiano pelo trabalho que desenvolveu à frente da Subseção de Jaru, sempre comprometido com novas ideias e propostas de melhorias para a advocacia rondoniense. Com sua excelente conduta como profissional, pai de família e amigo, sei que alcançará muito sucesso em seus novos projetos”, comenta.

O agora ex-presidente da Subseção de Jaru fez questão de agradecer, na pessoa do presidente Andrey, a todos pela confiança nele depositada. “Servi à minha entidade e a meus colegas advogados, e este ano aceitei o desafio de disputar as eleições para um cargo político no intuito de lutar para construir um país mais digno e justo, onde todos os brasileiros possam ter as mesmas oportunidades”.

Em sua carta, Indiano destaca que já no início do primeiro mandato, deflagrou a política de valorização da advocacia. Inicialmente, exigindo de todos os advogados a cobrança de honorários dignos, para depois promover intensa fiscalização.

Indiano conta que foram feitas visitas institucionais a todas as autoridades do município de Jaru, na busca pelo respeito e observância das prerrogativas do advogado. Salienta que durante o exercício de seu mandato, praticamente não houve violação às prerrogativas do advogado. Em raros casos, o ensaio ao desrespeito às prerrogativas sempre foi prontamente e energicamente combatido pela diretoria e pela respectiva comissão.

“Aproximamos os advogados da Ordem a partir de comunicações periódicas de todos os atos da Subseção através de e-mails e redes sociais, reuniões e eventos festivos. Prezamos pela total transparência na gestão, enviando, impreterivelmente até o dia 5 de cada mês, no e-mail de cada advogado da nossa Subseção, a prestação de contas das despesas e receitas da Subseção” afirma Indiano, que ainda relatou outras ações na carta.

Luciano Filla assume a presidência após a saída de Indiano Pedroso

Com a saída de Indiano, o vice-presidente Luciano Filla assume como novo presidente da Subseção de Jaru.

Veja a carta na íntegra:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE RONDÔNIA.

CARTA DE RENÚNCIA

Através da presente carta compareço perante Vossa Excelência com o fim de comunicar minha renúncia do cargo de Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jaru, que honrosamente ocupo desde o dia 01 de janeiro de 2013.

Trazido por meus pais, destemidos pioneiros, que assim como milhares que pra cá vieram, traziam consigo o sonho de uma vida melhor para si e seus filhos e tinham ainda a missão de desbravar este pedaço do Brasil, aportei nestas terras ainda criança, com quatro anos de idade, nos tempos idos de 22 de fevereiro de 1984, mais precisamente na bela cidade de Alta Floresta D´Oeste, residindo nela por quatorze anos. Sou rondoniense de alma e coração.

Encerrado o ciclo da escola – hoje ensino médio -, no ano de 1998 deixei a casa dos meus pais em busca da realização do sonho de ingressar no curso superior, na faculdade de Direito, cujo acesso naquela época era para poucos brasileiros. Filho de professora e de agricultor se fazia necessário trabalhar para custear as despesas da faculdade. Em busca de emprego, Jaru foi o destino. Em Jaru, cheguei em 05 de março de 1998; encontramos trabalho e em seguida ingressamos na faculdade de direito, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná.

Por razões econômicas, após sete anos e meio de idas e vindas de Jaru a Ji-Paraná, já aprovado no exame da ordem, enfim colei grau como Bacharel em Direito, no dia 15 de dezembro de 2006. Recebi a credencial no dia 27 de fevereiro de 2007, e assim iniciei o exercício de tão digna profissão.

No segundo semestre de 2012 fui convocado por um grupo de advogados a disputar as eleições daquele ano cujo ideal era promover grande mudança nos rumos da nossa entidade. Tal grupo, longe de criar disputas internas, procuravam alternativas de avanços necessários à nossa entidade, notadamente a valorização da advocacia consistente na política de honorários dignos e intransigência na defesa das prerrogativas. Além disso, tínhamos por missão fazer com que a OAB de Jaru voltasse a ser a voz do cidadão. Aceitamos o honroso desafio. Fui eleito em novembro de 2012 e reeleito em novembro de 2014.

Já no início do primeiro mandato deflagramos a política de valorização da advocacia. Inicialmente exigindo de todos os advogados a cobrança de honorários dignos, além de promover intensa fiscalização. Ante a lacuna na tabela de honorários da OAB/RO, propomos e a advocacia jaruense aprovou, valores mínimos para serviços de diligências. Posteriormente os valores de honorários relativos às diligências foram incluídos à tabela da OAB/RO, com os ajustes e avanços necessários.

Realizamos anualmente visitas institucionais as todas as autoridades do Município de Jaru, na busca pelo respeito e observância das prerrogativas do advogado. Ressalto que durante o exercício do nosso mandato praticamente não tivemos qualquer violação às prerrogativas do advogado. Em raros casos, o ensaio ao desrespeito às prerrogativas sempre foi prontamente e energicamente combatido pela Diretoria e pela respectiva comissão. 
Aproximamos os advogados da ORDEM a partir de comunicações periódicas de todos os atos da Subseção através de e-mails e redes sociais, reuniões e eventos festivos.

Prezamos pela total transparência na gestão, enviando, impreterivelmente até o dia 05 de cada mês, no e-mail de cada advogado da nossa Subseção, a prestação de contas das despesas e receitas da Subseção.

Implementamos o Projeto OAB Vai à Escola, viabilizando a partir da disposição e contribuição dos advogados, palestras nas escolas da rede pública de ensino sobre noções básicas de direito, contribuindo assim para a formação das nossas crianças e adolescentes.

No papel de voz da sociedade, a OAB encampou a luta por uma saúde pública melhor, promovendo reuniões com as autoridades competentes, chegando a realizar audiência pública para tratar do tema de tamanha relevância. Lutamos ainda, pela segurança pública eficaz e eficiente promovendo eventos como a caminhada da paz. Desta forma, contribuímos positivamente com a comunidade local.

Idealizamos e está em andamento a construção de um salão de eventos da nossa Subseção via recursos do FIDA. Uma conquista de todos os advogados de Jaru. Finalizamos a primeira parte do projeto e estamos aguardando a liberação do recurso para a conclusão da obra o que ocorrerá em breve. Ressalto que a partir da conclusão da obra, apenas a subseção de Jaru e de Ji-Paraná terão local de lazer para os advogados.

Destacamos apenas alguns aspectos da nossa gestão, para não nos estendermos por demais.

Tudo isso somente foi possível através apoio incondicional, primeiro de todos os advogados de Jaru. Também não foi diferente, em relação aos membros da Diretoria e aos Conselheiros Seccionais representantes de Jaru no Conselho.

Meu sentimento de gratidão a Diretoria do Conselho Seccional desta e da gestão passada, aos Conselheiros Estaduais e Federais e a todos os servidores da OAB.

Difícil à decisão de pedir licença aos colegas da missão que honrosamente foi me dada por eles. Mas com o mesmo sentimento de outrora, de dar novos rumos a nossa entidade, é chegada a hora de, com esse mesmo sentimento, encampar um grande projeto de mudança e transformação do Nosso País.

Acredito no Brasil e nos Brasileiros. Por esta razão, aceitei o desafio de disputar uma vaga de Deputado Federal nas eleições deste ano. Servi a minha entidade e aos meus colegas advogados. Com a permissão de Deus servirei ao meu País e ao Povo Brasileiro. Lutarei incansavelmente e com o empenho de todas as minhas forças para construir um por mais digno e justo onde todos os brasileiros possam ter as mesmas oportunidades. Um país que ofereça dignidade a todos os seus filhos. Combaterei a corrupção em todas as suas formas, os privilégios e os vícios, sempre com vistas ao fortalecimento da democracia e respeito aos valores republicanos. Nossa missão é entregar para os nossos filhos e netos um País melhor do que aquele que recebemos de nossos pais.

“Verás que um filho teu não foge à luta”. 

Jaru/RO, 05 de junho de 2018.

Indiano Pedroso Gonçalves
OAB/RO 3486

 
Fonte: Ascom OAB/RO
Compartilhe:








Comentar

 

 

  A Notícia Mais
 
 Notícias de Jaru e Região
 em Tempo Real!

 
  Rua Rio Grande do Norte
  Setor 02
  Centro - Jaru / Rondônia
  CEP 76890-000
 

 

Contatos

(69) 9238 - 2808

flaviofolha@hotmail



 
 Todos os direitos reservados
 Proibido a reproducao total ou parcial do conteudo
 deste site sem autorizacao dos idealizadores.
 
 
© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas