A equipe de reportagem do Rondônia Vip teve acesso às imagens de 19 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que estão paradas no pátio de obras da prefeitura de Ariquemes desde o dia 05 de dezembro do ano passado. Na época, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez a entrega dos veículos que serviriam a todos os municípios do Vale do Jamari, incluindo Buritis, Monte Negro, Machadinho do Oeste e Cujubim.
Documentos conseguidos com exclusividade apontam que cada ambulância custou 130 mil reais ao Governo Federal, chegando a um total de R$ 2.470.000 (dois milhões e quatrocentos e setenta mil reais).
Se estivessem em operação, cada veículo renderia R$ 22.100 para manutenção mensal, repassados pela União para ajudar as prefeituras a oferecerem o serviço para a população. “Até onde sei, o projeto no papel é muito bom, só que quem assumiu e está tocando o projeto, leva de maneira bem devagar. Ainda tem a burocracia para complicar a vida de todos. Essas ambulâncias poderiam estar salvando vidas, mas estão pegando sol e chuva há quase sete meses no pátio da prefeitura de Ariquemes. Pelo jeito que está, vai demorar a resolver”, disse um funcionário da própria prefeitura de Ariquemes que pediu para não ser identificado com medo de represálias.
A coordenadora do SAMU em Monte Negro, Sílvia Souza, falou que faltam apenas alguns detalhes para colocar em operação o serviço, mas que ainda não há previsão para que as ambulâncias sirvam à população. “Nossos profissionais já fizeram a capacitação exigida para atuar no SAMU, mas falta somente o estágio supervisionado, que só será feito próximo da colocação das ambulâncias em operação. Nossa base aqui em Monte Negro já está pronta com mobília licitada, esperando somente a inauguração. O que a coordenação geral em Ariquemes informou é que isso só vai acontecer quando a base central de lá estiver pronta. Como isso não tem um prazo fixo, temos que aguardar”, disse ela.
Sobre as ambulâncias não estarem em local seguro e protegido em Monte Negro, Sílvia afirmou que é uma determinação da coordenação geral do SAMU de Ariquemes. “Enquanto a base central e as de apoio em cada município não estiverem prontas, os veículos tem que ficar em Ariquemes. Foi o que nos passaram”, falou ela.
O coordenador do SAMU para o Vale do Jamari, Igor da Silveira Nascimento, informou que bastam apenas alguns trâmites burocráticos para as ambulâncias irem para às ruas e atenderem toda a população. “Estou no aguardo de algumas regras específicas do Ministério da Saúde para colocar todo o serviço em operação. Duas cidades faltam fazer a capacitação dos profissionais e as outras, o estágio supervisionado, mas isso a gente pode fazer em cada município. Não há falta de médicos e nem outros profissionais. Além disso, algumas prefeituras faltam concluir suas bases. Isso depende de licitação e todo aquele trâmite burocrático conhecido. Assim que tudo estiver concluído, as ambulâncias serão enviadas aos municípios e o SAMU entra em operação geral”, afirmou ele.
Ministério Público
Falamos com a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual, que nos informou que teria passado nossa solicitação de entrevista para a promotora de Justiça Priscila Matzenbacher, da Curadoria da Saúde em Ouro Preto do Oeste, mas até o fechamento desta reportagem, ela não nos deu retorno sobre a atuação do órgão neste caso específico.