A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou nesta sexta-feira (17), na escola Plácido de Castro, em Jaru, o curso intensivo de Metodologia e Recursos para Fazeres Pedagógicos para Pessoas com Deficiência Visual no Contexto Matemático/Soroban.
O curso foi ministrado pelo professor Nelson das Neves da Silva da cidade de Rolim de Moura e contou com a participação de pedagogos que atuam em Salas de Recursos Especiais de várias escolas de Rede Estadual de Ensino em Jaru, além da presença especial do aluno Evangelista Oliveira da Silva Junior do 7º Ano da escola Plácido de Castro, portador de deficiência visual.
O professor Nelson, que também é deficiente visual, trabalha no Centro Educacional de Rolim de Moura com atuação no Sistema Braille, Soroban, uma calculadora para pessoas com deficiência visual, e tecnologias assistivas diversas.
O curso contou com os seguintes conteúdos: Como relacionar com pessoas invisuais, Estimulação precoce, Adaptação curricular, Material dourado, Orientação e mobilidade, Sexualidade da pessoa com deficiência visual, Legislação – A legalidade do Soroban, Efetuando cálculos com o Soroban, Tecnologia assistivas, Aspectos da avaliação e Estrutura ocular.
Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na china há cerca de quatro séculos. Ele começou como um simples instrumento onde eram registrados valores e realizadas operações de soma e subtração. Posteriormente foram desenvolvidas técnicas de multiplicação e divisão. Atualmente já são conhecidas técnicas para extração de raízes (quadrada e cúbica), trabalho com horas, minutos e segundos, conversão de pesos e medidas. No Soroban podemos operar com números inteiros, decimais e negativos.
O objetivo do uso do Soroban é realizar contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios. Ele ajuda a desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. A prática do Soroban possibilita realizar cálculos em meio concreto, aumenta a compreensão dos procedimentos envolvidos e exercita a mente, que serão repassados pelos professores que participaram do curso aos seus alunos especiais.
Fonte: Anoticiamais
Autor: Flávio Afonso