Ler é a base para adquirir qualquer conhecimento. Analisando a importância dessa premissa, a escola estadual Governador Jorge Teixeira, em Jaru, realizou nesta quinta-feira (24), as apresentações alusivas ao projeto “Resgatando o Prazer pela Leitura e Escrita”. Desenvolvido pelas professoras Maria Rosa dos Santos, Rozana Fiuza da Rocha e Maria Teresa de Souza nas turmas de 2°, 4° e 5° ano respectivamente, o projeto teve início no dia 27 de julho deste ano após as referidas profissionais constatarem a necessidade de desenvolver bons hábitos de leitura em seus alunos.
A realização do projeto considerou vários gêneros textuais, entre eles, cartas, bilhetes, convites, receitas, etc. As professoras ressaltaram que a escolha ocorreu após as mesmas constatarem a necessidade que os alunos tinham em diferenciar os tipos de textos adequados para o ano em que estudam, além de produzi-los com a devida estrutura, linguagem e em seguida comparar com o de seus colegas. A partir de então, as professoras realizaram um trabalho prévio junto à classe discente para que a classe pudesse refletir sobre a prática de correspondências escritas atuais, englobando nesse contexto aquelas utilizadas na comunidade em que os alunos estão inseridos.
As apresentações ocorridas na manhã desta quinta-feira (24) superaram todas as expectativas dos organizadores. Os primeiros estudantes a se apresentar foram do 2° Ano e contou com a participação da professora da turma, a educadora Maria Rosa interpretando uma “bruxa” que lançou diversos “feitiços” aos animais – representados pelos alunos – que se negaram a atender a um convite entregue por ela através de uma carta. Devido ao fato de lançar algo inusitado, a “bruxa” arrancou muitos aplausos de todos os presentes.
Os estudantes do 4° Ano produzir cartas e na ocasião trocaram as correspondências entre si, relembrando um momento da infância de seus parentes, onde a carta era uma das formas de comunicação mais utilizadas. As professoras agradeceram à Supervisão e aos demais profissionais do estabelecimento de ensino que participaram do desenvolvimento do projeto, uma vez que, conforme acreditam “a participação de todos foi muito importante, pois houve um avanço no interesse dos alunos no processo de leitura, escrita, compreensão, interpretação de texto, além do convívio social”.
Fonte: Assessoria