Coragem, dinamismo, determinação. Essas foram algumas palavras-chave do encontro realizado pela Seduc nessa segunda-feira (19) no auditório da Escola Estadual Capitão Silvio de Farias, em Jaru. A reunião contou com a participação de praticamente todas as Coordenações Regionais de Educação, uma vez que apenas três CRE’s de todo o Estado não compareceram à programação organizada pela Secretaria de Estado da Educação.
A Secretária de Educação, Fátima Gavioli apresentou os demais servidores da educação que lhe acompanharam na visita ao município e enfatizou que a Seduc está à disposição da categoria. Em seguida a representante da educação estadual abordou a importância do curso Escola de Gestores para os profissionais que desejam estar à frente das unidades escolares. A Secretária defende que os educadores devem estar se capacitando constantemente, uma vez que a capacitação pode trazer resultados positivos para todas as esferas da educação.
Bastante otimista com a educação rondoniense, Fátima Gavioli explicou aos gestores presentes que a escola deve priorizar o aluno, facilitando ao máximo o seu aprendizado. Ao relatar sobre a questão das matrículas dos alunos oriundos da zona rural, a Secretária que cada unidade escolar deve matricular o maior número possível dos alunos em um único turno, evitando situações em que o ônibus escolar tenha que trafegar em dois horários em uma mesma linha, onde, muitas vezes, é possível transportar todos os alunos em um mesmo horário. O transporte escolar de alunos dentro da zona urbana não é permitido, uma vez que os estudantes devem procurar o estabelecimento de ensino que fique mais próximo de suas residências.
A Secretária-Adjunta de Educação, Marionete Assunção desejou aos profissionais de educação muito sucesso no ano que se inicia e acredita que haverá muitas conquistas para o setor em Rondônia. Em um segundo momento, a Secretária de Educação, juntamente com a Adjunta da pasta, conversou com gestores de Jaru e Região e ambas ouviram dos diretores as principais reivindicações das escolas. Todos os questionamentos feitos foram respondidos, deixando os gestores escolares com o devido conhecimento da real situação de cada situação apresentada.