Na vida acadêmica e profissional muitas são as situações em que se demandam habilidades de comunicação oral, tais como apresentações de seminários, defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, participação em eventos científicos, entre outros. A comunicação oral é uma modalidade de divulgação científica em que se evidenciam as habilidades verbais do apresentador. Sendo assim, expressões faciais, gestos, direcionamento do olhar e postura do apresentador influenciam sobremaneira nos resultados esperados com a comunicação científica em pauta. Ademais, o uso adequado dos recursos audiovisuais é outro fator a ser considerado para o sucesso da apresentação.
Pensando nisso, a Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) estará realizando na noite desta quarta-feira (04) o curso de Oratória e didática em apresentações, que prevê a capacitação dos participantes no que diz respeito às etapas de planejamento, preparação e apresentação de comunicação científica oral, com ênfase na didática das situações mais frequentes de comunicação para que possam comunicar-se de maneira eficaz.
A palestra pretende abordar: Comunicação oral e divulgação científica. Planejamento de apresentações orais. Preparação de materiais e recursos audiovisuais. Comunicação verbal: voz, dicção, articulação, vocabulário, clareza e objetividade. Comunicação não verbal: expressão corporal, expressão facial, postura e aparência.
A palestra será realizada das 19 às 22 horas no auditório da Unicentro. O investimento será de R$ 10 – com certificado de 4 horas.
CURRÍCULO DA PALESTRANTE
Professora MSc. Isabel Cristiane Kuniyoshi, fonoaudióloga formada pela PUC-PR com mestrado em Saúde Pública pela USP e MBA em Gestão do Conhecimento pela Facinter. Possui experiência docente de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, Saúde Pública, Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior, além de administração em Ensino Superior. Compõe a equipe da coordenação pedagógica da Faculdade São Lucas em que desenvolve trabalhos de capacitação docente em didática, planejamento e avaliação da aprendizagem.