A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Marechal Cordeiro de Farias realizou na última semana a 1ª Gincana da Matemática – “O Grande Desafio”.
Considerando que a matemática é uma disciplina que consegue despertar ódio em muitos alunos no decorrer da sua vida escolar, sendo que muitos desses alunos não têm interesse em aprender e gostar dessa disciplina por falta de estímulo de alguns professores, que por falta de tempo e currículo muito apartado, acabam realizando um ensino maçante, pouco estimulante e desafiador do ensino, professores da escola Marechal Cordeiro resolveram realizar essa atividade extraclasse.
Frente às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática, os professores propuseram a realização de uma gincana com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma disciplina “chata”.
A gincana é um instrumento dinâmico no processo ensino/aprendizagem. A aprendizagem tanto realizada em sala de aula, quanto em aulas diferenciadas, depende de muitos fatores, como motivação, afetividade, estímulo, criatividade, entre vários outros. Por estes motivos, aulas diferenciadas podem ser consideradas uma ótima ferramenta de ensino.
A 1ª Gincana de Matemática foi realizada pela professora de Matemática do Ensino Fundamental II da Marechal Cordeiro, Lucinete Maria de Melo Souza, com a participação dos demais professores do corpo docente da Instituição e foi aplicada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com a participação dos demais alunos da escola.
A gincana foi realizada da seguinte forma, os alunos foram divididos em 4 equipes, 30 dias antes, para poderem se organizar nas pesquisas e realização de tarefas e elaboração de maquetes e outras atividades inerentes ao projeto. As equipes foram divididas nas seguintes cores: Amarela, Azul, Verde e Vermelha, sendo coordenados por professores, que podiam somente orientá-los e não contribuir nas execuções das provas.
Foram desenvolvidas as seguintes provas: Prova do Canudo, Corrida do triângulo com obstáculos, Prova do Balão, No aperto, Tiro ao alvo, Quantidade aproximada, Boliche da matemática, Montando desenhos com o Tangram, Minha equipe é de peso, Acerte o número que está faltando, Caneta na garrafa, Corrida de trios, Todos juntos, Bola quente, Pop it da matemática, Caça Palavras, Decifrando o enigma, Bola na garrafa, A girafa humana, Na medida certa, Montando e desmontando a torre, Sugando as forminhas dos doces, Corrida da tabuada e Mirando as estrelas.
O projeto da gincana foi coordenado pela professora Lucinete Maria de Melo Souza, e teve apoio da coordenadora Pedagógica, Vilanei de Oliveira Araújo Pinheiro, do diretor Escolar Guilherme Souza Silva e da supervisora Escolar Dionísia Amaro da Silva.
A equipe vencedora foi premiada com um brinde para cada aluno do grupo.
Fonte: Anoticiamais