Estelionatário com currículos do Sine de Jaru aplica golpes em pessoas que buscam emprego

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Jaru anuncia que está sendo vítima de um estelionatário. Uma empresa entrou em contato com o Sine afirmando ser uma empresa de construção, afirmando ser uma empresa que iria fazer a duplicação da ponte e que necessitaria de pessoas para trabalhar, como: eletricista, pedreiro, ajudante de pedreiro, porteiros, motorista entre outros.

A empresa foi apresentada como WD Engenharia LTDA, tinha CNPJ.

Após o contato, o SINE disponibilizou alguns currículos que estariam disponíveis para as vagas ofertadas.

Nesta quinta-feira (22) as pessoas começaram a receber ligações afirmando ser da referida empresa, afirmando ter obtido o currículo no SINE e pediam para que os referidos profissionais possuíssem curso nas especialidades exportas no currículo.

O estelionatário ao ser informado por alguns dos profissionais que os mesmos não possuíam curso, informava a estes que seria necessário fazer uma especialização e que havia uma taxa de R$350,00 a ser paga para que estes fizessem o curso em Ji Paraná.

Aos que já possuíam curso, foram orientados pela empresa fraudulenta a fazer uma extensão do curso com o mesmo valor.

Algumas vítimas buscaram o SINE antes de realizar o pagamento e foram orientados, porém duas das vítimas acabaram pagando o valor de R$ 350,00. O Sine entrou em contato com todos para que fiquem atentos e não caiam no golpe do referido estelionatário.

O SINE pede para que a população se atente a estes estelionatários e que o SINE não compactua com tal ação tendo em vista que é uma empresa que trabalha gratuitamente para a população e que estes estelionatários permanecem usando o nome do SINE afim de aplicarem golpes na população.

O Boletim de ocorrência foi registrado e o crime será investigado.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINE

O Sistema Nacional de Emprego – SINE/RO, vem esclarecer o recebimento de diversas denúncias trazidas nessa última quarta-feira (21), por pessoas do seu banco de currículos, alertando sobre a aplicação de golpe por empresa de construção civil, no município de Jaru, ao exigir o pagamento de curso para garantia da contratação.

Afirmamos também que o órgão não compactua com ações fraudulentas e já tomou todas as medidas cabíveis, realizando o registro de ocorrência, além de cooperar com todas as informações.

Sob essas circunstâncias, reiteramos os seguintes cuidados:

– Nenhuma empresa pode condicionar vagas de empregos ao pagamento de cursos, exames ou taxas. Caso ocorra, entre imediatamente em contato com o SINE e autoridades competentes.

– Golpistas utilizam empresas de grande destaque para atrair candidatos com mais facilidade.

– Salários muito atraentes e pedidos urgentes de envio de documentação devem acender um sinal de alerta.

– Fique especialmente atento a vagas de empresas confidenciais ou com poucas informações sobre a função.

– Atenção a erros gramaticais nos posts e sites.

– Confira o endereço de e-mail, empresas têm e-mails personalizados, a exemplo: [email protected].

Fonte: Secom – Governo do Estado de Rondônia

Fonte: PortalP1

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES

ADVERTISEMENT